Vacina contra gripe está liberada para todos

Vacina contra a gripe é liberada para a população em geral em MT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai seguir a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e abrir para toda a população a oferta gratuita de vacinação. O Piauí conseguiu imunizar 80% do público alvo da campanha.

De acordo com a gerente de vigilância da Sesapi, Miriane Araújo o estado não receberá novas remessas da vacina por parte do Ministério da Saúde.

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Com o fim da campanha de vacinação na última sexta-feira (09) para os grupos prioritários (crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, doentes crônicos - mediante prescrição médica -, profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade) a vacina está liberada a partir desta segunda-feira (12) para os demais grupos, que terão acesso à imunização até o fim dos estoques nos municípios, não ocorrendo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.

No início da semana passada, esta taxa era de 68,6%, percentual abaixo da preconizada, que é de vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Nos postos de saúde, a imunização serve apenas para três subtipos do vírus, sendo H1N1, H3N2 e Influenza B. Já nas clínicas, ela protege de mais outra Influenza B e a dose custa em média R$ 150.

Notícias relacionadas: