Natura negocia compra da rede The Body Shop

Monique Renne  Esp. CB  D.A Press- 16/3/7

Segundo o vice-presidente de Finanças da Natura, José Roberto Lettieri, os recursos para a aquisição, da ordem de € 1 bilhão, serão pagos integralmente no fechamento do negócio, que ainda depende de aprovação do Cade e do Conselho de Trabalhadores da L'Oréal.

As negociações com a L'Oréal começaram no início do ano, quando o grupo francês colocou à venda - ou abriu "o processo competitivo", nas palavras de Ferreira - para a venda da The Body Shop. "A Natura vai contribuir com o desenvolvimento da The Body Shop em longo prazo, bem como o serviço dos clientes, respeitando os compromissos com seus funcionários, franqueados e outras partes interessadas", informou Jean-Paul Agon, CEO da L'Oréal, através de comunicado.

Para o gestor de fundos da Keren Finance, Gregory Moore, o preço indicado agradou os investidores da L´Oreal, dado que as notícias iniciais eram de que a The Body Shop poderia ser vendida por cerca de 800 milhões de euros.

"Acreditamos que as raízes em comum que temos no nosso trabalho poderão adicionar ainda mais valor para esses planos (de fortalecimento)", disse Ferreira, sem dar detalhes. Em teleconferência com jornalistas nesta sexta-feira, 9, o executivo deu poucos detalhes sobre os planos para o negócio cuja compra está em fase de conclusão, mas avaliou que a marca vai complementar a atuação da Natura.

Fundada no Reino Unido em 1976, a The Body Shop está presente hoje em mais de 60 países, mas tem enfrentado dificuldades nos últimos anos, em meio ao acirramento da concorrência e fraco desempenho no mercado britânico.

Segundo a brasileira, a integração da marca britânica deve resultar em um faturamento de R$ 11,5 bilhões para a companhia –um aumento de 45% sobre a receita líquida de 2016.

A lei francesa determina que primeiro o conselho de empregados da L'Oréal, maior empresa de cosmética do mundo, seja consultado.

A Natura, por sua vez, foi fundada em 1969 em São Paulo por Luiz Seabra, ainda hoje seu maior acionista.

Questionado sobre uma necessidade de revitalização do negócio, Ferreira afirmou que a Natura "ficou positivamente impressionada" pela força da marca e planos de fortalecimento do negócio já existentes na The Body Shop.

A L'Oréal comprou a The Body Shop em 2006 por 652 milhões de libras, o equivalente a 751 milhões de euros.

Notícias relacionadas: