Alphabet vende Boston Dynamics para a Softbank

Alphabet vende Boston Dynamics e Schaft para a SoftBank

O grupo disse que compraria a Boston Dynamics e a Schaft, que desenvolvem e fabricam robôs que simulam os movimentos humanos, mas não revelou os termos das transações.

Na passada quinta-feira a SoftBank confirmou que ia adquirir a Boston Dynamics juntamente com a Schaft, duas produtoras de robôs que imitam o movimento animal e humano.

Após muitos rumores sobre possíveis compradores, a controladora do Google, Alphabet, anunciou a venda de toda a sua divisão de robótica.

"A robótica inteligente será uma peça chave na próxima fase na revolução da informação", justifica Masayoshi Son, num comunicado.

É mais uma das aquisições agressivas da SoftBank recentes: no ano passado, a empresa adquiriu a desenvolvedora de chips ARM por US$ 32 bilhões.

A Softbank - que detêm a Alderan Robotics, responsável pela criação de robôs humanóides utilizados nas áreas da educação e da saúde - vê a aquisição como um investimento em tecnologias que podem mudar o paradigma do sector, descrevendo a Boston Dynamics, em comunicado, como uma "líder em robôs dinâmicos avançados".

O motivo foi a probabilidade de a Boston Dynamics não ser capaz de produzir robôs prontos para serem vendidos em massa nos próximos cinco anos. "É algo que ainda não está pronto para o mercado, e pouca gente tolera isso, mesmo com o nível de desenvolvimento da Boston Dynamics", disse Arnis Mangolds, um especialista em robótica que já trabalhou com a empresa.

Notícias relacionadas: