Dormir pouco deixa você menos atraente — Cuidado

Dormir pouco torna as pessoas menos atraentes

Um experimento mostrou que a expressão do "sono da beleza" realmente faz sentido.

Um estudo publicado no Royal Society of Open Science está levando a um novo patamar a ideia de que exista a possibilidade de haver um sono de beleza.

Além disso, essas mesmas imagens permitiram avaliar o estado de saúde da pessoa que foi desafiada a dormir, bastando, para tal, olhar apenas para a sua (triste) figura depois de ter passado as duas noites quase em branco. Indivíduos com olhos inchados e olheiras de cansaço foram notados como menos saudáveis e, inclusive, menos socializáveis. De acordo com a pesquisa, ter quatro horas de sono por dois dias levou a uma queda de apenas 4% na sociabilidade dos participantes.

Os estudantes receberam um equipamento para medir os seus movimentos noturnos para que, deste modo, os especialistas conseguissem ter a certeza de que estavam a cumprir as recomendações.

Após as noites mal e bem dormidas, os pesquisadores tiraram fotos dos voluntários sem maquiagem. Então, pediram para que outros 122 participantes avaliassem a aparência das pessoas nas fotos em relação a atratividade, saúde, sonolência e confiabilidade delas. Depois ainda perguntaram: "O quanto você gostaria de socializar com esta pessoa da foto?". "Um rosto com aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro fator, pode ativar mecanismos de defesa em outros indivíduos que o corpo normalmente ativa para se evitar doenças", revelaram os autores. Segundo os experimentos feitos, pessoas com menos horas de sono aparentavam ser menos atraentes para estranho.

"Não quero deixar as pessoas preocupadas e fazer com que percam noites de sono por causa destes resultados".

O professor de psicologia evolutiva da Universidade de Liverpool (Reino Unido), Gayle Brewer, que não participou do estudo, concorda com os resultados.

Segundo Tina Sundelin, uma das investigadoras do estudo, afirmou ao The Guardian, "se alguém parecer menos saudável, é mais provável que os outros se afastem", acrescentando que "esse efeito sozinho não explica o facto de os outros não quererem socializar", e que apesar de ser "um dos fatores, não representa a história toda".

"Queremos que os nossos parceiros sejam atraentes e enérgicos. Este estudo é uma boa maneira de relembrar como o sono é importante para as pessoas", acrescenta. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta.

Notícias relacionadas: