Campanha alerta para importância das doações de leite materno

A campanha Doe leite materno — um pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa foi lançada nesta terça-feira, no Mezanino da Torre de TV. O governador de Brasília Rodrigo Rollemberg ao lado da esposa e colaboradora do governo Márcia

SERVIÇO - Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Espero que no próximo ano possamos comemorar um avanço no número de doações e bebês beneficiados. Além disso, o Banco de Leite do HC também está aceitando doações de potes de vidro de café solúvel (com tampa plástica). "Como as mães dos prematuros têm ocasionalmente quantidade insuficiente de leite para os seus filhos e a doação de leite de dadoras saudáveis é fundamental para suprir estas carências", informa o Banco de Leite Humano num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Ainda dentro da comemoração pelo Dia Nacional da Doação de Leite Humano, o HC, que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), vai promover mais uma edição do "Amamentação em um Hospital Amigo da Criança - um curso de 20 horas para equipes de maternidade", capacitação focada no treinamento de profissionais da unidade que lidam diretamente com o manejo do aleitamento e o trato de mães e bebês.

A coleta é feita por profissionais que vão até a casa das doadoras.

A estratégia de Bancos de Leite Humano (BLHs) do Brasil, desenvolvida há 32 anos pelo Ministério da Saúde, beneficiou, entre 2009 e 2016, mais de 1,8 milhão de recém-nascidos. Segundo a pasta, um pote de 300 ml pode alimentar até 10 recém-nascidos internados.

Neste mesmo período, em todo o mundo, mais de17,8 milhões de mulheres foram assistidas por BLH.

MAIOR REDE - O Brasil possui a maior e mais complexa rede de banco de leite do mundo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança. As doadoras devem lavar as mamas apenas com água e, em seguida, secá-las com toalha limpa. Foram mais de 1,5 milhão de litros de leite doados por 1,8 milhão de mulheres doadoras e mais de 1,5 recém-nascidos beneficiados. Atualmente, 17 postos de saúde em BH contam com a coleta de leite materno. "Ser dadora é um ato de generosidade para com o próprio filho, mas também para com os bebes prematuros e seus pais", apela o Banco de Leite Humano.

Notícias relacionadas: