'Não estou a fim de ser primeira-dama', diz Angélica para revista

Após o fim do “BBB” Emilly quer continuar na TV

Além de uma das caixas-pretas não estar funcionando, a perícia comprovou também que um sistema que diminui automaticamente a resistência do ar em uma das hélices quando ela para não estava operando. Os profissionais não faziam os treinamentos periódicos na aeronave modelo EMB-820C Carajá (que fez o pouso forçado), segundo o relatório, eles faziam os treinamentos apenas no EMB-210D Sêneca.

Além disso, a FAB constatou que a empresa dona do avião orientava os pilotos a não realizar as anotações de problemas dos avião no diário de bordo, fazendo com que as aeronaves seguissem em atividade sem precisar ir para a manutenção. E quando o piloto se negava a voar justificando a falta de segurança, ele era trocado por outro piloto de empresa terceirizada.

Em entrevista à TV Record, em março do ano passado, o piloto Osmar Frattini explicou que, mesmo estando apto para voar, foi suspenso pela empresa MS Táxi Aéreo até que as investigações sobre o acidente fossem concluídas. Os pilotos também eram orientados a não notificar "não conformidades" e nem tinham acesso às cadernetas tanto da hélice, como da célula e do motor. "Isso se justificaria pelo fato de as características operacionais serem distintas e a ambientação dentro da cabine ser extremamente importante diante de uma emergência", diz o documento.

A aeronave decolou da Estância Caimam, em Mato Grosso do Sul, com destino ao aeródromo de Campo Grande, às 13h15, com dois pilotos e sete passageiros a bordo, em maio de 2015. Eles estavam acompanhados dos filhos e babás, que nada sofreram. O comandante estava pilotando e o copiloto comunicando e navegando. De acordo com o relatório, o motor esquerdo da aeronave parou de funcionar com 35 minutos de voo. Durante a tentativa de pouso forçado, a aeronave colidiu apenas contra uma cerca de arame localizada, a aproximadamente 250 metros do local da parada final da aeronave.

Procurados pelo Jornal Nacional, piloto e representante da empresa de táxi-aéreo não quiseram dar entrevista.

Notícias relacionadas: